A verdade dura de engolir é que, quem ainda está aprendendo é facilmente enganado por tantos vídeos na internet, que te dá a esperança de que “agora vai”, que você encontrou uma fonte segura para se espelhar, mas 80% das vezes é o velho “Português-Sinalizado” disfarçado.
Seria ótimo se eu pudesse levar cada um de vocês e imergi-los na comunidade surda, deixando-os lá até se tornarem fluentes, assim como fazem famílias ricas que enviam seus filhos para passar uma temporada no exterior para aprender a falar uma língua estrangeira de verdade.
Para aprender uma nova língua, é necessário ter contato com ela o máximo possível.
Quando se trata da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o desafio é ainda maior, porque, embora tenhamos cerca de 10 milhões de surdos no Brasil, pode ser muito difícil conseguir contato físico com surdos, dependendo de onde você mora e do seu estilo de vida.
Na internet, muitos surdos postam vídeos sobre diferentes assuntos.
Mas quantos desses realmente compartilham conteúdo em Libras de verdade, A LIBRAS NATURAL?
Quais desses vale a pena seguir para desenvolver sua fluência no menor tempo?
Isso porque há muitos surdos que postam vídeos na internet, mas que usam mais o Português-Sinalizado do que Libras de fato. E isso pode ser um problema porque você pode estar aprendendo uma forma de sinalizar que nem é Libras, achando que é, e na hora que for encontrar um surdo lá fora, vai ser aquele fiasco!
Se pessoa fluente em Libras, nem sempre conhece diferenciar o Português-Sinalizado em todos os níveis, como você que está ainda começando vai conseguir diferenciar o que é Libras do que não é?